• Telefones:
  • (31) 3817-2779 | 9 9125-8311

smilleodontologia@gmail.com      

Artigos Odontologia

Domingo, 02 Agosto 2020 21:42

Tratamento de canal sem medo

Avalie este item
(0 votos)
Tratamento de Canal sem medo: saiba mais sobre esse procedimento tão temido, mas que hoje em dia oferece um tratamento rápido e indolor para diversos problemas no dente. Tratamento de Canal sem medo: saiba mais sobre esse procedimento tão temido, mas que hoje em dia oferece um tratamento rápido e indolor para diversos problemas no dente. Foto por jcomp por meio do freepik.com

O tratamento de canal é a retirada da polpa do dente, que pode ser necessária em caso de dano, infecções e até mesmo morte da polpa dental. A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos, e no tratamento de canal ela é removida, o espaço é limpo e preenchido, vedando o canal. É um tratamento que salva muitos dentes, já que antigamente o único procedimento para lidar com esse problema era a extração.

Como é o tratamento de canal?

Para fazer o tratamento de canal, o primeiro passo é a realização de uma radiografia para ver a forma das raízes do dente e determinar se há algum sinal de infecção no osso. Então, ocorre a aplicação da anestesia por meio de pequenas injeções na gengiva, seguida pela utilização da broca de obturação na coroa do dente para chegar na região afetada. Nessa hora acontece a remoção e desinfecção da polpa dental, ou seja, dos nervos e tecidos atingidos pela inflamação. Toda a região do canal do dente é higienizada para garantir que não haja infecção no futuro. Por fim, segue-se com o preenchimento da cavidade dental com material odontológico, fazendo a selagem do dente.

O tratamento de canal dói?

O tratamento de canal é feito em sua totalidade sob o efeito de anestesia local na região do dente afetado. Assim, os anestésicos impedem a ação dos estímulos nos nervos, não existindo então a percepção de dor. O paciente não consegue sentir o local, garantindo que não haja dores e incômodos durante o processo do canal. Logo, o tratamento de canal não dói.

Quem precisa fazer canal?

O procedimento é indicado em casos em que a cárie atinge a polpa do dente. Ou seja, após destruir o esmalte e a dentina, a polpa fica inflamada, se tornando sensível, inchada e dolorida, podendo causar até mesmo um acúmulo de pus na região. Também é indicado quando há morte da polpa dental, sendo que em alguns casos, não há dor, mas existe a possibilidade de infecção e até mesmo perda do dente. Além disso, em alguns casos de trauma dental, pode ocorrer a exposição do nervo, ou até a morte da polpa do dente - o que resultaria em um dente mais escurecido do que os outros - e em ambos os casos é necessário fazer o tratamento de canal. Cada uma dessas situações é específica, por isso, em caso de dor ou escurecimento nos dentes, é importante ir ao dentista, que poderá te recomendar o tratamento de canal caso haja necessidade.

Quais são os cuidados após o tratamento de canal?

O tratamento de canal pode durar para o resto da vida, mas para garantir isso, é importante que o paciente tome alguns cuidados para garantir a efetividade do procedimento. Nos primeiros dias, é bom evitar a mastigação de alimentos duros pela região onde está o canal, para manter o repouso do dente tratado. Além disso, é essencial que se mantenha uma higiene bucal caprichada, com escovações após todas as refeições e o uso constante de fio dental. Outro fator importante para a boa duração do procedimento é visitar regularmente um dentista de confiança, como os que você encontra na Smille Odontologia e Estética Facial, para que ele acompanhe a evolução do seu caso, além de identificar quaisquer outros problemas dentais.

Como evitar o canal?

Caso seu objetivo seja prevenir a necessidade de um tratamento de canal, o ideal é manter boas práticas de higiene dental: escovação três vezes por dia, uso de fio dental e consultas regulares ao dentista. Agora, se o seu dentista já recomendou o tratamento de canal, é por que a raiz do dente já está sofrendo perigo, afinal o profissional sempre irá  buscar salvar o dente do paciente. Caso o procedimento não seja feito, pode acontecer necrose no dente afetado e na região subjacente ao problema, gerando até mesmo lesão no osso. No pior dos casos, se o problema não for tratado a infecção pode acessar a corrente sanguínea, gerando um problema para o corpo todo. 

Assim, é importante realizar o tratamento de canal quando há necessidade, já que a única alternativa é a extração dental, que resulta em problemas estéticos, de mastigação e na fala, além de poder afetar os dentes próximos a essa falha. O que pode acabar resultando na necessidade de outros procedimentos mais caros e complicados para repor o dente, como o implante ou a prótese dental.

Quando devo procurar um dentista?

O dentista deve ser procurado em caso de dor nos dentes, mudanças na coloração dental, ou em qualquer momento em que você notar alguma alteração na estrutura dos dentes. Se você se encontra em alguma dessas situações, é essencial que encontre profissionais qualificados e habilidosos. 

Para contar com o melhor diagnóstico, profissionais experientes e com as técnicas mais avançadas em Ponte Nova e região, você contar com a Smille Odontologia e Estética Facial. Marque um horário com a gente e comprove!

Veja também

Compartilhe nas redes sociais
Última modificação em Quarta, 05 Agosto 2020 15:10
Cristiano B. Paiva

Cristiano é um mineiro nascido em Ponte Nova, casado e pai de 3 lindos filhos! Devorador de conteúdo, ele acredita que o mundo só será melhor com educação e empreendedorismo. Aliás, essa palavra é uma das suas prediletas na vida e também uma paixão sua junto a Odontologia. Cristiano formou-se em Odontologia em 1993 e também é especialista em Odontologia Legal, Implantodontia e em Harmonização Facial.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Image

Onde estamos

Avenida Otávio Soares, 48/ 09, Palmeiras - Ponte Nova/ MG - CEP: 35430-229

Telefone/Whatsapp

Telefones: (31) 3817-2779
Whatsaap: (31) 9 9125-8311

Funcionamento

Seg a Sex de 8:00 as 11:30 e 13:00 as 18:00