• Telefones:
  • (31) 3817-2779 | 9 9125-8311

smilleodontologia@gmail.com      

Artigos Odontologia

Quarta, 29 Abril 2020 13:37

Sorriso em dia: saiba como cuidar da saúde bucal durante a quarentena

Avalie este item
(0 votos)

Cuidados com o corpo devem ser redobrados em tempos de pandemia, como a atual, causada pelo novo coronavírus. Nesse sentido, estar atento à saúde bucal é um dos elementos essenciais nessa situação. 

 

- Cuidados especiais
Uma das formas de contágio do novo coronavírus se dá pela disseminação de gotículas de saliva. Por isso, se alguém na casa estiver com sintomas ou suspeita da infecção, o uso de escova de dente, talheres e toalha de rosto precisa ser individualizado.

”Importante destacar a necessidade de lavar as mãos antes de fazer a higiene bucal e com frequência ao longo do dia, por no mínimo 20 segundos, e tendo o cuidado de lavar entre os dedos e no pulso”,

- Como fica a consulta ao dentista?
De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o trabalho realizado pelos dentistas integra o grupo de serviços essenciais à saúde, mas, por ser uma profissão que trabalha com a boca, requer maior atenção nos cuidados e na proteção. Dentre os casos de urgência, estão dor de dente, sangramentos, traumatismos, abscessos dentários ou periodontais, fratura de dente e restaurações.

 - O que fazer em casos de acidentes dentários?

São mais frequentes em crianças, mas todos estão suscetíveis aos acidentes dentários em casa. Os primeiros socorros podem ser feitos em casa e podem fazer diferença na recuperação. Diversos cenários podem ocorrer: um deles seria a fratura de um fragmento dental e outro seria a queda do dente por inteiro.

No caso de fratura de um pequeno fragmento, caso ache esse fragmento, leve ao dentista. O canal desse dente poderá vir a ser tratado, mas precisará da avaliação e acompanhamento do dentista. 

 “Se o dente cair por inteiro, diferentes medidas são adotadas para o dente de leite e para o dente permanente. O dente de leite NÃO deve ser reimplantado, pois poderia ocasionar uma lesão do dente permanente. Se ocorrer num dente permanente, este poderá ser reimplantado. Alguns cuidados são essenciais nesse momento. Em hipótese alguma, tente limpar ou esfregar o dente. Nessa tentativa, você corre o risco de matar os ligamentos do dente e dificultar um eventual reimplante. É importante lembrar que o dente é um tecido vivo, se ressecar ou morrer no trajeto, não será possível realizar o reimplante.

A pessoa deve colocá-lo em imersão com leite (ou soro fisiológico) e procurar o dentista imediatamente para avaliar a possibilidade de reimplante do fragmento.

Compartilhe nas redes sociais
Cristiano B. Paiva

Cristiano é um mineiro nascido em Ponte Nova, casado e pai de 3 lindos filhos! Devorador de conteúdo, ele acredita que o mundo só será melhor com educação e empreendedorismo. Aliás, essa palavra é uma das suas prediletas na vida e também uma paixão sua junto a Odontologia. Cristiano formou-se em Odontologia em 1993 e também é especialista em Odontologia Legal, Implantodontia e em Harmonização Facial.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Image

Onde estamos

Avenida Otávio Soares, 48/ 09, Palmeiras - Ponte Nova/ MG - CEP: 35430-229

Telefone/Whatsapp

Telefones: (31) 3817-2779
Whatsaap: (31) 9 9125-8311

Funcionamento

Seg a Sex de 8:00 as 11:30 e 13:00 as 18:00