• Telefones:
  • (31) 3817-2779 | 9 9125-8311

smilleodontologia@gmail.com      

Artigos Odontologia

Quinta, 23 Julho 2020 20:41

Lentes de contato dental: segredo de um sorriso encantador

Avalie este item
(0 votos)
Retrato de uma mulher bonita sorridente ilustrando o artigo: Lentes de contato dental - segredo de um sorriso encantador. Retrato de uma mulher bonita sorridente ilustrando o artigo: Lentes de contato dental - segredo de um sorriso encantador.

O sorriso é uma parte importante do rosto e está presente em todos os momentos de felicidade e alegria. Infelizmente, não é todo mundo que aprecia o próprio sorriso. Pensando nisso, os profissionais da odontologia desenvolveram opções para deixar seus dentes ainda mais belos. As lentes de contato dental surgiram então como um recurso eficiente para tornar os sorrisos perfeitos e alinhados, e são cada vez mais populares nos consultórios de todo o Brasil.

Mas o que são as lentes de contato dental?

As lentes de contato dental são laminados extrafinos colados na superfície do dente. Elas possuem esse apelido pois, assim como as lentes de contato oculares, são extremamente finas. Possuindo de 0,3 a 0,5 milímetros, servem para corrigir diversas imperfeições como dentes amarelados, quebrados e até diastemas (os dentes da frente separadinhos). Podem ser feitas de dois materiais: lentes de porcelana ou facetas de resina. O material escolhido depende do cliente e do objetivo final.

Para colocar as lentes, primeiro, é necessário que o odontologista saiba quais são os objetivos do paciente para poder analisar a melhor forma de alcançar os objetivos. O dentista, então, irá investigar as melhores formas e cores ideais para combinar com o rosto e o sorriso do paciente. O procedimento deve durar entre duas a três sessões de atendimento, afinal, as facetas devem ser feitas sob medida. É importante que o paciente não possua gengivite, cáries, ou quaisquer doenças bucais na hora da aplicação das facetas, para evitar complicações.

Quais são as indicações e contraindicações?

As lentes de contato dental são indicadas para quem busca corrigir posicionamento, tamanho, volume, formato, textura ou até cor dos dentes. Assim, elas podem ser usadas para reparar o diastema, que é quando os dois dentes da frente são separados. Bem como podem ser utilizadas para alongar os dentes, corrigir texturas desgastadas ou dentes lascados e também ocultar manchas e dentes escurecidos. Além disso, as lentes podem fazer a correção da curva de sorriso invertida, conhecida como sorriso triste, e do corredor bucal amplo que é chamado de sorriso estreito.

As lentes não são indicadas para pessoas que possuem dentes fracos que tenham risco de queda, para pessoas que possuem má oclusão dental, ou seja, pessoas cujos dentes de cima não se encaixam corretamente nos dentes debaixo. Quem possui bruxismo ou múltiplas restaurações também devem procurar outras formas de ter um sorriso perfeito, pois as lentes não são indicadas.

Qual é a durabilidade?

As facetas de porcelana tem duração muito alta, que dependem de vários fatores como uso e cuidados de higiene bucal alem de visitas periódicas ao dentista. Em caso de retração gengival ou falha na cimentação também pode surgir necessidade de substituição.

É muito importante entender que as lentes de contato dental são um tratamento definitivo, ou seja, para o resto da vida. Para que as lentes sejam aplicadas, um desgaste é efetuado nos dentes e mesmo que as facetas sejam removidas, o dano aos dentes é irreversível, e a remoção das lentes acontece apenas para substituí-las. Assim, é essencial que o paciente e o odontologista planejem juntos o procedimento, para que ele não se arrependa.

Facetas de resina ou lentes de porcelana?

As facetas laminadas podem ser de materiais diversos e suas diferenças são inúmeras. As facetas de porcelana são feitas de cerâmica, conhecida popularmente como porcelana, e podem ser extra finas, são resistentes a manchas e a perda de brilho, além de serem mais semelhantes visualmente aos dentes de verdade. Já as facetas resinadas são feitas com resina composta que pode ser muito semelhante aos dentes naturais, possuem o preço mais baixo, mas a durabilidade é inferior às lentes de contato de porcelana, já que é mais suscetível a quebras e fraturas, além de mudarem de cor com o tempo!

Cuidados e atenções

Após a colocação das lentes de contato dental, é preciso ter cautela. A escovação dos dentes deve acontecer três vezes por dia e após as refeições, assim como o uso de fio dental. Além disso, o hábito de roer as unhas, morder ou tentar abrir objetos com a boca são atitudes extremamente desaconselhadas, pois podem danificar as lentes. É importante também ir ao dentista anualmente, especialmente em qualquer caso de dor nos dentes. Os cuidados são essenciais para manter a duração das lentes de contato.

Se interessou pelas lentes de contato dental? Não se esqueça de buscar um profissional experiente e capacitado, afinal, é um procedimento de grande duração e que requer um comprometimento eterno. Um odontologista bem qualificado é essencial para que seu sorriso não tenha complicações, e em Ponte Nova e região você não encontra nada melhor que na Smille Odontologia e Estética Facial. Marque uma consulta com a gente, você não vai se arrepender! Veja agora alguns casos de sucesso!

Leia também

Compartilhe nas redes sociais
Última modificação em Domingo, 02 Agosto 2020 22:08

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Image

Onde estamos

Avenida Otávio Soares, 48/ 09, Palmeiras - Ponte Nova/ MG - CEP: 35430-229

Telefone/Whatsapp

Telefones: (31) 3817-2779
Whatsaap: (31) 9 9125-8311

Funcionamento

Seg a Sex de 8:00 as 11:30 e 13:00 as 18:00