Sexta, 12 Abril 2019 17:44

Falta de higiene bucal pode causar perda óssea e até afetar o coração

A boca é uma das partes do corpo humano que reúne o maior número de bactérias em nosso organismo. Estudos mostram que todos os dias convivemos com milhões delas, de aproximadamente 700 tipos diferentes. Pode até parecer assustador, porém, desde que a higienização seja realizada de forma correta, acompanhada de visitas periódicas ao dentista, não há motivos para se preocupar. O alerta surge, porém, quando a assepsia da cavidade bucal é deixada de lado. Muito além da parte estética, o mau hábito pode virar um problema e acabar gerando bolsas entre as gengivas e os dentes, ocasionando a destruição dos tecidos e ossos.

Entre os sintomas estão o mau hálito, dentes moles e sangramento

Uma simples gengivite, por exemplo, caracterizada pelo sangramento da gengiva no momento da escovação dos dentes, pode facilitar a entrada de bactérias na corrente sanguínea, num processo chamado de bacteriemia. Uma vez dentro do organismo, elas podem se alojar no coração, provocando uma infecção nas válvulas e artérias cardíacas ou nos tecidos que recobrem o órgão. Em casos graves, isso pode ser fatal.

Outro sério problema causado pelo descaso com a assepsia bucal é a perda óssea. A periodontite (estágio mais avançado da gengivite, em que as bactérias acumuladas se calcificam nos dentes), por exemplo, pode evoluir de tal forma que os microrganismos passam a destruir as estruturas que sustentam os dentes, começando pela gengiva e chegando até os ossos. Entre os sintomas que indicam a presença da disfunção estão o mau hálito, a mobilidade dos dentes e a ocorrência de sangue durante a escovação.

Essa doença atinge entre 50% e 60% dos adultos, porém, na maioria das vezes, não é diagnosticada corretamente. A simples higienização com escova e fio dental, além de visitas de seis em seis meses ao dentista, ajudam as pessoas a resguardarem-se desse tipo de mal.