Sexta, 04 Janeiro 2019 17:02

Cárie dentária - Uma história interminável

O que é a cárie dentária?

A cárie é uma doença universal em todas as populações mundiais e é o principal fator responsável por dor dentária e perda de dentes.

É uma doença infeciosa multifatorial e transmissível, causadas por bactérias presentes na boca que se alimentam de determinados tipos de açúcares provenientes da nossa dieta. Paralelamente, a doença é influenciada por outros fatores variáveis e acessórios: quantidade de saliva, espécies bacterianas, educação, atitude e comportamentos, etc...

Quando as bactérias se mantêm por algum tempo sobre as superfícies dos dentes, degradam açúcares da dieta e produzem ácidos que destroem os tecidos dentários, causando lesões de cárie. Estas lesões podem surgir em diferentes dentes ou zonas de dentes, variando em aspeto, cor, extensão, profundidade, rapidez de evolução, dureza, etc... A presença de bactérias sobre os dentes não resulta necessariamente em lesões de cárie dentária mas é um fator indispensável.

Na ausência de tratamento, as lesões de cárie progridem até à completa destruição dos dentes.

Quais são os principais fatores de risco?

1. Consumo de açúcares em quantidade e grande frequência

2. Exposição insuficiente a flúor

3. Higiene oral inadequada e deficiente remoção da placa bacteriana das superfícies dentárias

4. Diminuição da produção de saliva, o que pode acontecer por diferentes fatores (por exemplo: medicação, diabetes, doenças auto-imunes, etc...)

5. Superfícies das raízes dentárias expostas

6. Limitações físicas ou cognitivas

Quais são os principais fatores de proteção?

1. Redução do consumo de açúcares, em quantidade e frequência

2. Exposição adequada a flúor

3. Higiene oral correta e suficiente para remover as bactérias acumuladas sobre os dentes

4. Estimulação salivar, se necessária

Como se previne e trata?

O tratamento e prevenção da doença devem potenciar os fatores protetores e minimizar os fatores de risco. A intervenção terapêutica deve ser adaptada às circunstâncias de cada paciente e envolve habitualmente a modificação de comportamentos diários de higiene oral e alimentação.

As restaurações dentárias executadas pelo médico-dentista são uma parte muito importante do tratamento mas por si só, são insuficientes para tratar a doença.

O tratamento adequado da cárie dentária requer um trabalho de equipa – paciente, médico dentista, higienista oral – em que cada elemento tem um papel específico a realizar.

O sucesso final do tratamento e prevenção depende do bom desempenho de todos.