Sexta, 11 Maio 2018 17:25

9 doenças que merecem sua atenção

As visitas periódicas ao cirurgião-dentista são as ocasiões mais apropriadas para a identificação de problemas bucais como cárie e tártaro, mas o que nem todo mundo sabe é que doenças graves em outras partes do corpo também podem ser detectadas por esses profissionais. A saúde da boca não deve ser tratada de maneira separada do resto do organismo e pensando nisso, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) listou algumas doenças que podem ser diagnosticadas por sintomas bucais.

1. Sífilis – Um dos primeiros sintomas da doença aparece na boca, por meio de feridas abertas que demoram a cicatrizar; A forma secundária da doença pode apresentar placas vermelhas e úlceras.

2. Leucemia – Esse tipo de câncer sanguíneo, na maioria dos casos, como aumento da gengiva generalizado e sangramentos espontâneos que não eram notados anteriormente;

3. Anemia – A manifestação bucal se dá por meio da língua que passa a ficar mais lisa, além de ficar com aspecto “careca”, ou seja, menos áspera e brilhante;

4. Bulimia – Ao provocar o vômito intencionalmente, o bulímico acaba trazendo para a boca o ácido clorídrico, que causa a destruição dos tecidos dentários e machuca a mucosa;

5. HPV– O mesmo subtipo de HPV causador do câncer no colo do útero pode aparecer na boca, se manifestando por meio de uma ou diversas verrugas. O quadro merece atenção, pois pode evoluir para um câncer (HPV de alto risco);

6. Doenças Autoimunes – Enfermidades como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, Pênfigo vulgar e penfigóide benignos das membranas mucosas, também se manifestam na boca por meio de lesões ulcerativas, feridas abertas que doem e incomodam;

7. Diabetes – Neste caso a manifestação oral não se dá por meio de lesões, mas sim pelo hálito cetônico, odor característico da doença que se assemelha ao cheiro de frutas envelhecidas; Além disso, a gengivite também é comum.

8. Cirrose hepática – Palidez das mucosas bucais, as vezes com tonalidade amarelada ou esverdeada.

9. AIDS – É comum que a primeira manifestação da doença ocorra na boca, pois patologias causadas por bactérias, fungos ou vírus, atacam o sistema imunológico do paciente. Gengiva inflamada, candidíase (placas brancas que podem ser removidas com a raspagem), placas ou linhas verticais brancas na região lateral da língua, e feridas (aftas maiores) nas mucosas internas, língua, gengiva, amígdalas e lábios são os alguns dos sintomas.

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com 115 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br

Última modificação em Sexta, 11 Maio 2018 17:41
Dr. Cristiano Paiva