• Telefones:
  • (31) 3817-2779 | 9 9125-8311

smilleodontologia@gmail.com      

Artigos Estética

Segunda, 25 Março 2019 17:15

Dúvidas e mitos sobre clareamento dental, o famoso procedimento dos consultórios odontológicos

Avalie este item
(0 votos)

O clareamento dental é um dos tratamentos estéticos mais buscados pelos pacientes nos consultórios odontológicos. Além de melhorar a aparência dos dentes, o procedimento contribui com a saúde bucal e várias são as dúvidas e também os mitos sobre o tratamento.

O princípio básico do clareamento é a “quebra” de moléculas das substâncias responsáveis pelo escurecimento dentário. Essa quebra se dá por meio de uma alta concentração de peróxido que pode, ou não, ser acelerada por uma luz azul, que também é utilizada para enrijecer as restaurações. Para melhor entender, é um processo semelhante ao que fazemos para remover manchas de nossas roupas, com a utilização de um alvejante e luz solar. 

Existem dois tipos de tratamento. Realizado com peróxido de maior concentração, o clareamento de consultório é assistido integralmente por um cirurgião dentista. Outra forma de tornar o sorriso mais branco é por meio do clareamento caseiro, que utiliza um peróxido de concentração mais branda ou ainda um precursor do peróxido clareador e é realizado com moldeiras personalizadas, pelo paciente, em casa.

Portanto é necessário ter atenção com o clareamento caseiro. Deve ser acompanhado por um cirurgião dentista porque apesar de ser menos concentrado, o produto utilizado não é 100% nocivo a saúde quando mal utilizado. Alerta-se que o uso desregular de produtos de clareamento sem acompanhamento profissional, quando ingeridos cronicamente podem causar lesões gástricas como também lesões gengivais e ulcerações.

Clareamento enfraquece os dentes?

A resposta é sim e não. O processo de clareamento por si desidrata os dentes, o que consequentemente reduziria a sua resistência, no entanto este processo é revertido em poucas horas após o clareamento. A desidratação dos dentes causa impressão da perda do branqueamento de um dia para o outro, isso ocorre porque ao desidratar, o dente fica mais opaco, menos brilhoso e faz com que pareça mais branco. Contudo, dentes opacos, além de não serem estéticos, não simbolizam dentes saudáveis e naturais. 

Alimentos que devem ser evitados após o clareamento dental 

Deve-se evitar todo e qualquer alimento que possua corantes, como açaí, refrigerantes sabor laranja, cola, uva e guaraná, sucos de caixinha, sucos naturais que tenham beterraba, bebidas quentes como o café e chás pretos. Nos alimentos industrializados é fácil detectarmos a presença de corantes ao ler os rótulos, mas alguns exemplos são molhos como ketchup, mostarda, shoyu, molho inglês, além de bebidas alcoólicas como uísque, ou licores escuros. Estes alimentos além de atrapalhar o tratamento de clareamento dental, são os responsáveis pela pigmentação que leva ao escurecimento dental. 

Clareamento com produtos caseiros 

É comum o uso de alguns abrasivos em busca do clareamento dental, no entanto, eles removem apenas pigmentos extrínsecos, que estão mais superficiais. O problema de utilizar abrasivos diariamente é que o paciente não possui controle sobre o “quão abrasivo” será o clareamento preparado e feito em casa e, além disso, a abrasão diária pode tornar o benefício de “clarear” os dentes em desgaste excessivo do esmalte, levando a lesões chamadas não cariosas que leva a hipersensibilidade dental. E o mais importante, não há comprovação científica sobre a efetividade do uso de abrasivos para o clareamento dental. Ter um acompanhamento profissional é de suma importância para que o tratamento estético não se transforme em um problema de saúde. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Formulário para Receber o material Exclusivo:

Informe seus dados abaixo que enviaremos por email o link para material exclusivo.

Nosso Endereço

Avenida Otávio Soares, 48/ 09, Palmeiras - Ponte Nova/ MG - CEP: 35430-229

Telefones: (31) 3817-2779
Whatsaap: (31) 9 9125-8311

smilleodontologia@gmail.com

Horário de Atendimento: Seg a Sex de 8:00 as 11:30 e 13:00 as 18:00