Artigos Estética

Terça, 12 Março 2019 17:18

A importância de realizar consultas periódicas ao cirurgião dentista

Visitar o dentista é uma tarefa que precisa estar sempre em nosso calendário. Além de ser uma boa oportunidade para rever hábitos higiênicos, é o melhor momento para prevenir e identificar precocemente aquelas doenças que insistem em tomar conta dos dentes.

A realização de consultas periódicas é importante para prevenção de doenças bucais, como cáries, problemas gengivais, tártaro e lesões na mucosa bucal que podem evoluir para algo sério, e para detecção prévia de tais alterações, facilitando o tratamento para o paciente.

Infelizmente é muito comum que as pessoas procurem o cirurgião dentista apenas quando o problema já instalado, geralmente em fase avançada e apresentando alguma sintomatologia. O problema disso é que, além da possibilidade de o paciente sofrer com a dor causada pelo problema, o tratamento será mais invasivo.

O ideal é realizar as consultas a cada seis meses. Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista e sentir dor, mas, na verdade, o fato de não ir ao dentista é o que poderá causar dor, caso apresente algum problema bucal. Além disso, hoje a odontologia está muito avançada em relação a equipamentos, técnicas e materiais, tudo para maior conforto do paciente e evitar qualquer tipo de dor. Os tratamentos atuais visam mínima intervenção bucal e preservação da estrutura dentária.

Para manter a saúde bucal é importante realizar uma correta higienização, composta pelo fio dental, escova de dente macia e pasta de dente não abrasiva, a qual deve ser realizada de forma completa três vezes ao dia, no mínimo. Além disso, é essencial realizar as consultas periódicas ao cirurgião dentista.“O uso de pastas clareadoras ou muito abrasivas é contraindicado, pois causará desgaste da superfície dental e não promoverá maior limpeza ou clareamento dental.