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Quarta, 12 Dezembro 2018 16:37

6 nutrientes que fazem bem para a saúde bucal

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A saúde começa pela boca. Isso pode ser compreendido de uma forma bem ampla, que vai desde o que comemos e bebemos até a forma como higienizamos dentes, gengiva e toda a cavidade bucal ao longo do dia.

No que diz respeito à alimentação, existem nutrientes que, incluídos conscientemente em uma dieta balanceada, reforçam a resistência dos dentes e da gengiva e ajudam a manter o equilíbrio da boca como um todo.

É importante saber que a saúde bucal é influenciada pela saúde geral. Uma dieta pobre em nutrientes favorece o aparecimento de problemas bucais e tem impacto direto na saúde periodontal, levando a quadros de gengivite e periodontite severos.

Cálcio

Age na remineralização do esmalte dos dentes, além de fortalecer a estrutura óssea que suporta a arcada dentária. Ele é capaz, ainda, de elevar o pH bucal, reduzindo a fragilização dos dentes pelos ácidos. Nas crianças, é diretamente responsável pela boa formação dos dentes.

Pode ser encontrado em: laticínios de origem animal (queijos e iogurtes, por exemplo), gema de ovo, sardinha e vegetais verde-escuros (brócolis, couve e espinafre, entre outros).

Vitamina D

É essencial para a absorção do cálcio pelo organismo - ou seja, não adianta muito consumir cálcio e não fixá-lo no organismo.

Pode ser encontrada em: óleo de fígado de peixe, cogumelos, gema de ovo, peixes, leites animais e seus derivados e, principalmente, através da exposição ao sol (até as 10h e depois das 16h).

Vitamina C

Tem um papel importante na ação do colágeno - que protege o tecido das gengivas contra lesões e sangramentos e facilita a cicatrização da região. Pode ser encontrada em: frutas cítricas (como laranja, limão e acerola), tomate, kiwi, goiaba e caju.

Vitamina A

É necessária para a manutenção do tecido gengival e para a formação de uma camada protetora no esmalte.

Pode ser encontrada em: fígado, gema de ovo, óleos de peixes, cenoura, espinafre, manga e mamão.

Fibras

Embora não sejam exatamente nutrientes, pois não fornecem algo a ser absorvido pelo organismo, as fibras são importantes para a saúde bucal, uma vez que exigem mais força de mastigação, auxiliando na remoção de resíduos alimentares entre os dentes e aumentando a produção de saliva.

Podem ser encontradas em: maçãs, cenoura e outros legumes firmes crus, cereais integrais e oleaginosas (como castanhas e nozes).

Água

Estimula a produção de saliva, que ajuda a equilibrar o pH da cavidade bucal e a proteger dentes e gengiva. Recomenda-se a ingestão de dois litros de água por dia, de preferência entre as refeições.

Para evitar: doces, açúcar refinado e refrigerantes

Quando o açúcar refinado entra em contato com as bactérias do meio bucal, ocorre a produção de um ácido que contribui para a queda do pH, o que causa a desmineralização da superfície dos dentes e pode levar à formação de lesões de cárie.

Os refrigerantes, além de causar todos os males derivados do açúcar refinado, que está presente em sua composição, também contêm ácidos que danificam o esmalte e levam à corrosão dentária. Evite-os sempre que possível.

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