Artigos Estética

Sexta, 07 Dezembro 2018 17:01

5 cuidados essenciais que atletas devem ter com a saúde bucal

Você já deve ter ouvido que a saúde começa pela boca. Além de verdadeira, esta é uma afirmação bastante ampla, pois se trata não apenas do que acontece na boca em si, envolvendo alimentação e higiene. É mais que isso: bom ou mau, o estado da boca interfere diretamente em outras da saúde geral, como o funcionamento do coração, o controle do diabetes e o desempenho esportivo.

Isso mesmo: atletas que não dão a devida atenção à saúde bucal podem ter a performance prejudicada ? além, é claro, da vitalidade como um todo.

Cuidados com a saúde bucal os atletas e esportistas devem manter ao longo da vida

Manter uma boa higiene bucal diária

Os dentes devem ser escovados pelo menos três vezes ao dia, com escova adequada, creme dental com flúor e uso do fio dental, pelo menos 30 minutos após as refeições.

Assim, o esmalte dos dentes se mantém saudável e a gengiva fica livres de placa bacteriana, que é o agente causador da periodontite. Esta doença bucal pode levar a:

• infecções graves em todo o organismo, o que por si só prejudica e até impossibilita a mais simples prática de esporte.
  • internação hospitalar em casos que afetam coração, pulmões e diabetes, por exemplo, prejudicando a composição corporal, a massa magra e, consequentemente, o desempenho físico depois da alta dores intensas na gengiva quando as bactérias começam a afetar o suporte ósseo dos dentes, e ninguém consegue treinar bem e com foco quando sente dor.
  • perda dos dentes em um estágio mais avançado da periodontite ou gengivite, iniciando um processo de deficiência na absorção dos nutrientes, já que cada dente tem sua função na trituração dos alimentos. E, sem a nutrição adequada, nenhuma prática esportiva é completa.

Não exagerar no consumo de bebidas isotônicas

Bebidas isotônicas têm o pH extremamente ácido. Quando seu consumo é exagerado, pode haver uma desmineralização do esmalte dos dentes, levando à erosão e ao desgaste deles. Além disso, a possibilidade de desenvolver lesões de a cárie fica maior. O ideal é alternar a ingestão de uma dose de isotônico com uma dose de água ao longo do treino físico.

Ter cuidado no uso de suplementação de proteínas

A ingestão de proteínas e suplementos destinados a atletas pode trazer prejuízo no sentido de alterar o pH tanto para ácido quanto para alcalino. O pH fora da normalidade é uma porta de entrada para bactérias ? no pH neutro, por exemplo, praticamente inexiste ação de bactérias.

A recomendação é de que a boca seja higienizada 30 minutos após a ingestão destes alimentos e bebidas.

Estar atento ao deslocamento dos dentes

Ele pode surgir em decorrência da doença periodontal, causada pela má higienização bucal, ou por um apertamento excessivo durante a prática de esportes. Caso seja notado o deslocamento dos dentes, a causa deve ser investigada e tratada no consultório odontológico.

Fazer tratamentos dentários durante as férias

O ideal é que os tratamentos clínicos dentários sejam feitos enquanto o atleta não estiver em uma situação de sobreesforço, ou seja, nas férias ou se recuperando de uma lesão, em um contexto mais relaxado e com menos esforço.

Isso porque o estresse físico enfraquece o sistema imunológico e deixa o organismo mais suscetível à ação de agentes externos, o que pode tornar mais arriscado um tratamento de periodontite, por exemplo, devido ao risco de as bactérias da doença entrarem com força na circulação sanguínea.